As esquadrias de alumínio são ideais para vários tipos de projeto e, para aproveitar todos os benefícios desses itens, é preciso tomar alguns cuidados que promovem a sua conservação.
O material já conta com uma boa resistência e durabilidade, mas para potencializar esses benefícios, o ideal é adotar alguns hábitos na sua manutenção.
Assim, atitudes muito simples podem fazer com que as portas e janelas se mantenham bonitas e bem cuidadas por muito tempo.
Continue a leitura e conheça 5 cuidados essenciais para a conservação das esquadrias de alumínio!
5 cuidados que ajudam na conservação das esquadrias de alumínio
Optar por esquadrias de alumínio traz diversas vantagens para um projeto, seja ele de um edifício residencial, comercial ou industrial.
A durabilidade, o custo benefício e a beleza do material, por exemplo, são benefícios que ajudam a criar excelentes projetos.
Para aproveitar esses pontos positivos, é importante tomar alguns cuidados simples, mas que fazem a diferença pela preservação da estrutura. Conheça os principais:
Faça a limpeza com água e produtos neutros
A limpeza das esquadrias de alumínio é um hábito fundamental para a sua preservação, mas é preciso tomar cuidados em relação aos produtos utilizados.
Para uma limpeza que não cause danos ao material, lembre-se de usar somente água e um detergente neutro, além de optar por um pano ou esponja macia, que não geram atrito, já que equipamentos abrasivos também podem prejudicar o alumínio.
Limpe os trilhos com frequência
Além de usar os produtos corretos, é importante ter em mente a necessidade de limpar os trilhos regularmente, já que o ato de abrir e fechar as portas e janelas pode compactar as partículas de sujeira, fazendo com que seja mais difícil removê-las com o passar do tempo.
Em edifícios industriais e comerciais, o ideal é limpar os trilhos mensalmente. Em outros casos, como nas construções residenciais, o prazo pode ser estendido para três meses.
Lubrifique as articulações e roldanas
Manter as articulações e roldanas bem lubrificadas também é um hábito que auxilia na preservação das esquadrias de alumínio.
Embora muitas pessoas utilizem produtos como a graxa e alguns tipos de óleos, esses não são materiais indicados, já que podem conter ácidos e aditivos prejudiciais a essas peças.
Por isso, o ideal é adquirir produtos específicos para a lubrificação de peças de alumínio, que garantem um bom resultado.
Proteja antes de fazer pinturas
Caso você vá realizar algum tipo de pintura na área em que a esquadria está localizada, lembre-se de protegê-la com fitas adesivas de PVC.
Nesse caso, a fita crepe não é indicada porque pode manchar o alumínio e também apresenta dificuldades na remoção após a pintura.
Se a tinta cair ou respingar em algum ponto da esquadria, limpe imediatamente com a ajuda de um pano. Lembre-se, novamente, de utilizar somente água e detergente neutro.
Realize manutenções preventivas
Para preservar essas estruturas, realize manutenções preventivas, que ajudam a verificar o estado das esquadrias e permitem regular peças que sofreram qualquer tipo de desgaste devido ao uso.
Esse também é um momento importante para identificar possíveis reparos que precisam ser feitos na estrutura, com o objetivo de evitar prejuízos futuros.
Além de tomar esses cuidados, para garantir a melhor durabilidade, resistência e acabamento no seu projeto, conheça as esquadrias de alumínio da J. Gianini!