Conhecer os diferentes tipos de esquadrias disponíveis no mercado é fundamental para escolher aquela que melhor se adapta ao seu projeto.
Qualquer tipo de construção, seja ela residencial, comercial ou industrial, demanda boas esquadrias para que as portas e janelas funcionem de forma adequada, além de contribuírem com a composição estética dos edifícios.
Assim, para além de escolher um bom material, é preciso entender quais modelos estão disponíveis e de que forma cada um deles pode beneficiar o espaço onde serão aplicados.
Continue a leitura e conheça os principais tipos de esquadrias!
Confira os tipos de esquadrias e decida o modelo ideal para a sua obra
As portas e janelas de uma construção são elementos fundamentais para que, depois de finalizado, o espaço possa ser bem aproveitado pelas pessoas.
Nesse sentido, é preciso garantir que os tipos de esquadrias utilizados no projeto sejam adequados ao uso do ambiente.
Assim, ao optar por um material de qualidade, como é o caso do alumínio, que oferece vantagens como durabilidade, resistência e um ótimo acabamento estético, é importante aliar esse elemento a um modelo que funcione bem no espaço projetado.
Confira os principais tipos de esquadria para incluir na sua obra:
Correr
Janelas e portas de correr são uma opção bastante tradicional, que pode funcionar para qualquer tipo de obra, já que são práticas e versáteis.
Para abrir e fechá-las, a estrutura conta com o auxílio de um trilho, que pode ser apoiado ou pendurado, conforme o local onde será instalado.
Apesar de se adaptarem bem a diferentes contextos, são indicadas, principalmente, para os casos em que se deseja instalar portas e janelas de grandes dimensões.
Abrir
Quando falamos das esquadrias de abrir, por outro lado, estamos nos referindo àquelas em que uma folha se abre a partir do giro de dobradiças.
Nesse sentido, um fator a ser considerado é o espaço disponível no ambiente para essa abertura, além da qualidade e durabilidade das dobradiças, que impactam a funcionalidade dessas estruturas no dia a dia.
Basculante
O modelo basculante também é bastante conhecido e muito comum em diversos tipos de projeto. No caso de construções residenciais e comerciais, essa é uma alternativa bastante utilizada nas janelas dos banheiros.
Nessas esquadrias, existem pivôs laterais que promovem a sua devida abertura, projetando a janela para o lado de fora do edifício.
Camarão
O modelo camarão, por outro lado, é um dos tipos de esquadrias menos conhecidos.
Essas estruturas são caracterizadas por apresentarem um formato parecido com o de uma sanfona, criado por folhas que dobram umas sobre as outras.
Nesse caso, estamos diante de uma ótima opção para quem precisa projetar espaços pequenos, sem perder de vista a importância da circulação de ar e da entrada de luz nesses ambientes.
Guilhotina
Por fim, temos o modelo guilhotina, que lembra muito o objeto que dá nome a esse tipo de estrutura.
Ou seja, são instaladas duas folhas, sendo que uma delas tem abertura para cima, além de uma trava que ajuda a mantê-la aberta quando necessário.
Esse é um modelo muito utilizado nas janelas de residências antigas e promove uma excelente entrada de luz nos ambientes.
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de esquadrias e pode escolher o melhor para a sua obra, continue por aqui e acompanhe o blog da J. Gianini para saber tudo sobre esquadrias de alumínio!