1. Home
  2. /
  3. Blog
  4. /
  5. As esquadrias de alumínio...

As esquadrias de alumínio enferrujam?

Esquadrias de alumínio enferrujam? Provavelmente, essa é uma das principais questões de quem está conhecendo um pouco mais sobre as possibilidades disponíveis.

Se você pensa que o material escolhido para as esquadrias da sua obra, seja reforma ou construção, é mero detalhe, enganou-se.

Apesar de não ser a única preocupação que você deve ter ao escolher elas, já que os vidros e cores também são fatores a se pensar, o material da esquadria é muito importante, pois está relacionado a durabilidade e resistência, por exemplo.

Inclusive, saber mais sobre as características das esquadrias de alumínio é muito necessário para ponderar se ela é a mais indicada para sua obra, principalmente se for para locais onde terá bastante uso e demanda.

Continue a leitura para saber se o alumínio enferruja, assim como obter mais dados sobre demais características desse material, muito usado em obras e construções variadas, inclusive as de alto padrão.

 

Qual a diferença entre esquadrias de alumínio e PVC?

Antes de saber se as esquadrias de alumínio enferrujam, é importante conhecer um pouco mais dos materiais disponíveis para a construção desse item tão importante, para garantir ventilação, passagem e mais estilo para qualquer tipo de ambiente.

Um dos tipos de materiais mais comuns usados é o PVC, o policloreto de vinila, um plástico conhecido por ser resistente e fazer parte de outros itens de construção, como forro, por exemplo.

Esquadrias de PVC possuem alguns benefícios, como virem já com a cor desejada de fábrica, sem a necessidade de pintar, além de se manterem brilhosas por bastante tempo.

No entanto, a durabilidade garantida de fábrica é de cerca de 10 anos, o que perto do alumínio pode ser considerado baixo, já que a durabilidade dele supera 30 anos, principalmente por ser um metal.

As esquadrias de alumínio são padrão ouro no Brasil e é raro não encontrá-las em reformas e obras de alta complexidade. A explicação se dá pelo preço, versatilidade, resistência e a facilidade de limpar e manter.

Porém, por se tratar de um metal, muitas pessoas possuem medo de que as esquadrias de alumínio irão enferrujar, o que além de gerar uma aparência indesejável, poderia causar problemas funcionais no material.

Afinal, esquadrias de alumínio enferrujam?

Apesar de ser uma pergunta muito comum, a resposta é não!

As esquadrias de alumínio não enferrujam e apesar dele ser um metal, não possui as mesmas características do ferro, que em poucos dias em contato com a maresia de uma área litoral, por exemplo, já apresenta sinais de corrosão.

Isso se explica porque esse material sofre um processo de oxidação diferente, formando uma pequena película de óxido de alumínio, que por sua vez é uma protetora contra a ferrugem tradicional por muito tempo, conhecida pelos tons avermelhados e aspereza.

Sendo assim, as esquadrias podem ser usadas em qualquer tipo de construção, sem a necessidade de serem evitadas em locais úmidos ou com bastante uso, como portas de estabelecimentos.

Como cuidar desse tipo de esquadria?

Apesar de serem muito resistentes e duráveis, as esquadrias de alumínio precisam de atenção e limpeza para ficarem sempre brilhosas e com o aspecto de terem recém-chegado da fábrica.

A dica é limpá-las frequentemente, com água e esponja macia, sem necessidade de esponja de aço ou produtos químicos no caso das que ficam fora de casa.

Já as internas possuem uma limpeza ainda mais fácil, bastando passar um pano limpo e úmido nelas sempre que achar necessário.

Esquadrias de alumínio é na J. Gianini

Há mais de 30 anos no mercado, somos especialistas em produzir e instalar esquadrias de alumínio, entregando centenas de projetos de sucesso.

Entre em contato para conhecer um pouco mais sobre a gente e surpreender-se.