A NBR 10821, Norma Brasileira elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta algumas determinações importantes em relação às esquadrias de alumínio.
Trata-se de um documento fundamental para garantir a qualidade desses componentes, oferecendo um desempenho melhor e devidamente comprovado ao seu projeto.
Assim, a certificação é um elemento importante na hora de escolher o fabricante de esquadrias ideal para participar de uma edificação.
Por isso, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse documento e por que ele é tão importante na fabricação desses produtos.
Continue a leitura e entenda a relevância da certificação NBR 10821 para as esquadrias de alumínio!
O que a ABNT NBR 10821 determina sobre as esquadrias de alumínio?
A NBR 10821 é um documento estruturado em cinco partes:
- Terminologia,
- Requisitos e classificação,
- Os métodos de ensaio,
- Requisitos extras de desempenho e para instalação,
- Manutenção.
Dessa maneira, a norma abrange todo o processo de fabricação das esquadrias, abarcando ainda os processos de instalação e manutenção.
A partir dessas seções, o documento estabelece pontos importantes, como:
- termos técnicos,
- tipos de esquadrias,
- níveis de desempenho,
- condições de uso,
- regiões climáticas,
- pressões de vento,
- cargas uniformemente distribuídas,
- operações de manuseio,
- resistência à corrosão,
- permeabilidade ao ar,
- estanqueidade à água, entre outros aspectos.
Todos esses elementos desempenham um papel relevante ao estabelecer os critérios de funcionamento padrões de qualidade desse tipo de produto.
Esquadrias certificadas x Esquadrias não certificadas
Contar com esquadrias certificadas pela NBR 10821 no seu projeto significa ter acesso a produtos com qualidade garantida e comprovada.
Em relação ao desempenho desses componentes, podemos mencionar melhorias relacionadas a aspectos térmicos, acústicos e luminosos dos espaços, agregando mais valor à edificação como um todo.
Essa certificação também indica o alinhamento a outra importante norma, a NBR 15575, que estabelece as exigências de desempenho das edificações habitacionais.
Por fim, é claro, não podemos esquecer que as esquadrias certificadas também garantem mais economia, uma vez que demandam menos reparos e reduzem os custos com manutenções.
Os produtos não certificados, por outro lado, não apresentam essas garantias e podem resultar em prejuízos para a execução do projeto, uma vez que não houve aplicação de testes e análises que verificam o seu desempenho.
Certificação NBR 10821: a garantia do melhor desempenho das esquadrias
A certificação 10821 estabelece os métodos de ensaio utilizados para verificar a qualidade das esquadrias de alumínio, garantindo que funcionem de maneira satisfatória e sirvam bem à edificação.
Para isso, os produtos são testados em laboratórios, nos quais são simuladas condições reais de exposição às intempéries e ao uso dos consumidores finais, através do uso de equipamentos especializados.
Alguns exemplos de aspectos que são comprovados a partir desses testes são a permeabilidade do ar e a estanqueidade à água, fatores importantes para comprovar a capacidade de isolamento da esquadria.
A partir da realização dos testes, ocorre a certificação do produto, que é realizada por organismos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Por isso, ao escolher o fabricante ideal para participar do seu projeto, lembre-se sempre de optar por aqueles que trabalham com os requisitos estabelecidos pela NBR 10821.
Esse é o caso J. Gianini, que trabalha apenas com esquadrias certificadas, para garantir o melhor desempenho desses componentes na sua edificação. Conheça os produtos da J. Gianini!