Quando falamos em esquadrias de alumínio, um dos aspectos que colocam esse componente em destaque é a sua durabilidade.
Fabricados a partir de um material resistente e de excelente qualidade, esses itens apresentam uma longevidade bastante alta, podendo durar décadas, principalmente com os cuidados certos.
Esse é um fator essencial na construção civil, garantindo resultados de alta qualidade nos edifícios e estruturas cujo bom estado dura muito mais tempo.
Além disso, esse aspecto vem acompanhado de uma economia que é muito bem-vinda na realização de qualquer projeto de edificação.
Isso é o que mostraremos neste conteúdo, no qual falamos sobre a durabilidade das esquadrias de alumínio e a economia gerada por ela. Acompanhe!
Por que as esquadrias de alumínio duram mais?
As esquadrias de alumínio estão presentes em todo tipo de projeto, sendo essenciais para a montagem de estruturas como portas e janelas.
Além de garantirem um acabamento moderno e sofisticado para os edifícios, elas também apresentam alta durabilidade, um aspecto garantido pelo alumínio.
O material é altamente resistente à corrosão, diferentemente de outras alternativas que, em contato com o oxigênio, passam a se deteriorar.
Já no caso desse metal, o contato com o ar dá início a um processo natural de formação de uma camada fina de óxido de alumínio na sua superfície, que o protege contra a corrosão.
Dessa forma, as esquadrias de alumínio podem ser utilizadas nos mais diversos contextos, desde espaços internos até áreas úmidas e ambientes externos.
Esse é um dos muitos motivos pelos quais essa alternativa é tão utilizada nos mais diversos projetos.
Tempo médio de vida útil das esquadrias x Economia
A Norma Brasileira 15.575 trata da expectativa da vida útil da construção como um todo, mas principalmente dos seus componentes.
Assim, a norma trabalha com a categoria de Vida Útil do Projeto (VUP), estabelecendo valores para uma durabilidade mínima, intermediária e superior, nos diferentes usos das esquadrias de alumínio. Em relação aos valores médios, temos os seguintes:
- vedação externa: 50 anos,
- esquadrias externas de fachada: 25 anos,
- esquadrias internas: 10 anos para portas, grades internas e boxes de banho; 17 para portas externas; 5 para ferragens, fechaduras, trilhos, entre outros complementos.
Assim, os valores estabelecidos pela norma demonstram a alta durabilidade desses componentes em seus diferentes usos nas edificações.
Essa longevidade é responsável por uma alta economia na realização do projeto e na sua manutenção, tendo em vista o excelente custo-benefício do produto.
Como você pode contribuir para a alta durabilidade das esquadrias de alumínio?
Para além da durabilidade natural do alumínio, alguns cuidados podem contribuir para que a vida útil dessas estruturas seja ainda mais prolongada.
Em primeiro lugar, é essencial realizar a sua limpeza regularmente, sem o uso de produtos abrasivos. Água morna e detergente neutro são a melhor combinação para uma limpeza eficiente e segura.
Outro ponto importante é manter as articulações e roldanas bem lubrificadas, com o auxílio de produtos específicos para a lubrificação de peças de alumínio.
Por fim, lembre-se sempre de realizar manutenções preventivas de forma regular. Esses momentos são fundamentais para verificar o estado da estrutura e permitem regular peças que sofreram qualquer tipo de desgaste devido ao uso.
Para contar com a alta durabilidade desse material no seu projeto, nada como ter acesso a fabricantes de confiança. Conheça a variedade de esquadrias de alumínio da J. Gianini!