Muitos elementos devem ser levados em conta em um projeto de engenharia ou arquitetônico, tendo em mente as condições do ambiente e o resultado que se espera. Nesse sentido, escolher os modelos de esquadrias certos é fundamental.
Esses acabamentos devem ser selecionados de acordo com alguns fatores do local em que se dá a construção, os quais interferem diretamente no material que será utilizado.
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura e saiba mais sobre como escolher um entre os diversos modelos de esquadrias e como encontrar o fornecedor certo para a sua obra!
Quais os modelos de esquadrias?
As esquadrias são as estruturas utilizadas para emoldurar portas e janelas, preenchendo os seus vãos.
Embora possam parecer apenas um detalhe, elas garantem conforto térmico e acústico, assim como podem diferenciar uma obra pelo acabamento.
Por isso, é importante escolher aquelas que melhor se adéquam ao projeto, evitando complicações futuras.
Os modelos de esquadrias estão associados ao seu funcionamento e abertura.
As mais comuns nas portas são as de abrir, que utilizam dobradiças, ainda que seja possível encontrá-las em janelas, se for do interesse do arquiteto.
Por outro lado, as de correr são a opção mais utilizada ao instalar janelas e sacadas em uma obra.
Nesse caso, são utilizados trilhos, sobre o qual a estrutura desliza.
As basculantes, por fim, são aquelas que simulam um movimento de gangorra, em que se empurra a peça para cima ao abrir e para baixo ao fechar.
Há ainda as mais diferenciadas, como as camarão, maxim-ar, enfim, uma infinidade de opções para cada projeto e necessidade!
Seja qual for a opção selecionada entre os modelos de esquadrias, outra escolha importante está relacionada ao material em que são fabricadas.
Qual escolher?
Para realizar a melhor escolha entre os modelos de esquadrias disponíveis, é preciso analisar qual deles melhor se adapta ao projeto.
As de correr, por exemplo, auxiliam na otimização de espaços, pois o espaço que ocupam se dá apenas na superfície da parede.
Trata-se de uma escolha que deve levar em conta o ambiente disponível para a instalação e a praticidade do uso.
Quanto aos materiais, é importante analisar as opções com cuidado.
As esquadrias de madeira são clássicas e garantem um acabamento tradicional à estrutura.
Os cuidados com manutenção e limpeza, no entanto, são mais elaborados que aqueles destinados a outros materiais.
O alumínio é a opção mais querida e popular no momento, pois se trata de um elemento leve e de fácil instalação.
Com a devida aplicação, as esquadrias de alumínio também oferecem um excelente isolamento térmico e acústico.
Além disso, esteticamente também consistem em uma ótima alternativa, pois a indústria oferece opções bastante variadas, que podem ser personalizadas para cada projeto.
Onde encontrar?
Após optar por um entre os diversos modelos de esquadrias, tendo escolhido também o material utilizado, é preciso encontrar produtos de qualidade.
Para garantir o sucesso do resultado do projeto, é importante procurar por empresas que tenham conhecimento e especialidade no ramo.
A fabricação das estruturas a serem instaladas interfere diretamente no sucesso de sua aplicação e também em sua durabilidade.
A J. Gianini, por exemplo, está presente no mercado há 30 anos, trabalhando com construtoras e oferecendo esquadrias de alumínio para projetos de alto padrão comercial e residencial.
Agora que você já sabe tudo sobre como optar entre os diversos modelos de esquadrias, continue por aqui e confira nosso post sobre as vantagens da utilização de esquadrias de alumínio!