Fachadas unitizadas garantem modernidade e inovação ao empreendimento, agregam valor à obra, oferecem benefícios ao edifício e garantem facilidades no processo de construção.
Os diversos canais de comunicação, entre eles o Portal Globo, anunciaram que o setor da construção civil deve apresentar um crescimento de 2,9% em 2024, frente a elevação de 1,2% estimada no fechamento de 2023.
Nesse cenário de crescimento, uma publicação no G1, datada de 23 de fevereiro de 2024, traz a informação que a capital paulista baterá recorde imobiliário histórico e deverá entregar mais de 800 condomínios no decorrer do ano.
Somente na cidade de São Paulo serão entregues cerca de 150 mil novos apartamentos, 98% deles residenciais e 2% comerciais.
Os prédios de médio padrão lideraram o ranking dos lançamentos, representando 36% dos novos empreendimentos.
Independentemente de ser residencial ou comercial, a fachada é o cartão de visitas do edifício e reflete a personalidade do empreendimento, além de contribuir com o urbanismo da região onde o edifício está localizado e o sistema unitizado faz a diferença no conjunto.
Quer conhecer melhor essas inovadoras soluções? Continue a leitura e confira seus benefícios.
As características marcantes das fachadas unitizadas
O sistema de fachadas unitizadas foi desenvolvido por projetistas norte-americanos que passou a ser utilizado no Brasil desde o final da década de 1990.
Trata-se de um sistema modular que é referência na construção civil, por eliminar etapas e facilitar o processo de instalação de fachadas
O sistema consiste na utilização de placas que combinam perfeitamente a união de vidros com os perfis de alumínio, todas fabricadas individualmente e sob medida, que chegam prontas na sua obra para serem encaixadas e envelopadas em grandes áreas.
O processo de instalação das fachadas unitizadas
Como falamos, os módulos já chegam prontos na obra e, apesar da instalação ser fácil e rápida, é preciso mão de obra especializada para a sua colocação.
A instalação pode ser realizada pelo lado interno da obra, o que permite mais agilidade no processo de colocação dos módulos.
O processo de colocação das fachadas unitizadas ocorre em três momentos, que envolvem:
- a instalação das ancoragens,
- o encaixe dos módulos,
- a realização dos arremates internos e externos.
Essas três fases que envolvem a instalação dos módulos, uma depende da outra para que as placas em vidro e alumínio garantam uma excelente vedação, ofereçam a segurança e a estanqueidade de toda a estrutura e confiram modernidade e inovação ao projeto.
Vale a pena investir nesse tipo de fachada?
As fachadas unitizadas garantem diversos benefícios, entre eles destacamos a agilidade no processo construtivo, já que as placas chegam completamente prontas para serem fixadas, reduzindo o tempo de trabalho.
Apesar de exigir mão de obra especializada, o processo de instalação é mais rápido e exige menos profissionais. Logo, oferece um excelente custo-benefício.
Outra vantagem em usar o sistema unitizado é a versatilidade, permitindo projetos arrojados e estéticas inovadoras e modernas, já que os módulos prontos possibilitam diagramações planas, curvas e angulares.
Não podemos esquecer também que o vidro é o elemento mais influente quando se trata de garantir maior conforto térmico e acústico às edificações.
Como a instalação dos módulos é realizada de dentro da edificação, esse tipo de fachada também garante uma logística mais dinâmica e segura, reduzindo o risco de acidentes no canteiro de obra
Os módulos combinam perfeitamente os perfis de alumínio com o vidro e as estruturas de sustentação ficam escondidas, proporcionando mais beleza ao projeto e agregando valor ao empreendimento.
Outra vantagem é que a J.Gianini conta com um departamento técnico altamente capacitado em oferecer as melhores ideias para agregar valor ao seu projeto.
Por isso, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre a utilização das fachadas unitizadas, entre em contato para mais informações.