1. Home
  2. /
  3. Blog
  4. /
  5. Quais as diferenças entre...

Quais as diferenças entre corrimão e guarda-corpo?

Quando uma reforma ou uma obra chega na fase final é comum se questionar sobre o uso do corrimão e guarda-corpo para proteção de escadas, rampas e varandas superiores como parte do acabamento.

Independentemente de ser um imóvel comercial ou residencial, as escadas, rampas, mezaninos e varandas dos pisos superiores precisam de proteção para garantir a segurança dos usuários.

Em especial nos estabelecimentos de uso coletivo, como shoppings, escolas, hospitais, hotéis, lojas e projetos em geral, comerciais e residenciais, o uso do corrimão é obrigatório nas escadas, rampas, mezaninos, etc.

 

Por outro lado, sempre que houver na edificação um desnível para baixo maior que 1 metro, o guarda-corpo também é uma exigência norteada pela ABNT NBR 14718.

Mas, afinal, é possível instalar só um dos dois? Qual a diferença entre eles? Continue lendo nosso post e confira.

 

Existem diferenças entre corrimão e guarda-corpo?

 

O portal Mundo RH traz uma publicação indicando que as quedas com diferença de nível são a segunda principal causa de acidentes fatais no trabalho.

A mesma matéria diz que o uso do corrimão ao subir ou descer escadas reduz significativamente o número das quedas.

Por outro lado, o guarda-corpo também é um equipamento essencial de proteção para evitar quedas em ambientes com desníveis ou diferença de altura.

Mas qual a diferença entre os dois itens apresentados?

 

Corrimão

Para entender a diferença entre corrimão e guarda-corpo, visualize uma escada ou uma rampa.

No lado esquerdo dessa escada ou da rampa existe uma estrutura, do lado direito não tem nada, você só consegue ver o espaço vazio para cima ou para baixo, ou seja, não tem onde se apoiar.

O corrimão é um acessório, uma espécie de barra, instalado diretamente na sustentação, no nosso exemplo, no lado esquerdo da escada ou rampa, para dar maior estabilidade no subir e descer.

Ele serve de apoio, para que a pessoa não bata na parede, caso desequilibre. Tem sua construção de madeira, aço inox ou de alumínio.

Além disso, sua confecção pode se dar nos mais diferentes estilos, que acabam valorizando o acabamento da obra.

Guarda-corpo

O guarda-corpo é instalado na lateral onde não tem construção, no nosso exemplo, no lado direito da escada ou da rampa.

Ele serve exatamente para formar uma parede de proteção para evitar que objetos, animais e pessoas acabem caindo no vão.

Além de ser usado em escadas e rampas internas e externas, também é utilizado para proteção de sacadas e mezaninos.

Ele pode ser de vidro ou alumínio, ou ainda com as esquadrias em alumínio e o corpo de vidro.

Os guarda-corpos sempre complementam o acabamento de uma obra e dão um toque na decoração do ambiente.

Qual usar?

Para quem tem dúvida sobre qual é melhor usar entre o corrimão e o guarda-corpo, existem dicas básicas.

Se a escada de um edifício ou de uma casa fica entre duas paredes, é mais lógico usar apenas o corrimão.

Em casos da escada ou rampa apresentar vão, o guarda-corpo é essencial e obrigatório para segurança dos usuários. Da mesma forma que ele é indicado para mezaninos e sacadas.

No entanto, geralmente, ao instalar um guarda-corpo também é usado o corrimão como complemento no acabamento e proteção.

Agora que você conheceu as diferenças entre as duas possibilidades, acesse nosso site e conheça a J. Gianini, somos especializados em esquadrias de alumínio para atender construtoras em projetos de alto padrão comercial e residencial.